Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2004 - 21h38

Terremoto de 6,4 graus atinge costa oeste do Japão

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto atingiu a costa oeste do Japão nas primeiras horas da terça-feira (horário local), dois dias depois que dois terremotos atingiram a mesma regiãos, ferindo mais de 40 pessoas.

O terremoto atingiu 6,4 graus na escala Richter e seu epicentro foi localizado a cerca de 10 km da costa. Não houve relatos imediatos sobre feridos e que não há risco de "tsunami" (tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira), disse a Agência Meteorológica do Japão, segundo a rede japonesa de TV NHK.

O terremoto também foi sentido na costa leste do Japão.

No domingo, um tremor de 7,4 graus na escala Richter atingiu a península de Kii, no oeste do país. Menos de cinco horas antes, um outro terremoto, de 6,9 graus Richter, sacudiu a mesma região.

O Japão é uma das áreas de maior atividade sísmica do mundo. Cerca de 20% de todos os terremotos superiores a seis graus na escala Richter ocorrem no país.

O terremoto que mais causou mortes no Japão nos últimos anos ocorreu em Kobe, em janeiro de 1995, quando morreram cerca de 6.000 pessoas. O terremoto de Kobe atingiu 7,2 pontos na escala Richter

Com agências internacionais

Leia mais
  • Terremoto de 6,9 graus atinge oeste do Japão
  • Segundo terremoto, de 7,3 graus, atinge costa do Japão

    Especial
  • Entenda a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página