Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2004 - 10h43

Após matar 23 em Granada, furacão pode atingir Jamaica e Flórida

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos 23 pessoas morreram durante a passagem do furacão Ivan pela ilha de Granada, ao sudeste do Caribe. O furacão, que tomou mais força depois de sua passagem pelas ilhas, ontem, se dirige para a Jamaica.

O governo jamaicano ordenou a retirada de 500 mil da costa, devido à força das ondas e a velocidade dos ventos, que no epicentro do furacão chegam a 270 km/h. Muitos moradores não querem abandonar suas casas, e não estão utilizando o transporte providenciado pelo governo para o deslocamento das pessoas.

Kingston, capital da Jamaica, com 1 milhão de habitantes, será diretamente afetada pelo Ivan, que segue depois para Montego Bay [segunda maior cidade da Jamaica] e Flórida (EUA).

O Ivan pode atingir a Flórida, tornando-se o terceiro furacão a afetar o Estado em um mês, depois da passagem do Charley no início de agosto e do Frances no início deste mês.

Em Granada, as prioridades agora são a recaptura dos detentos que fugiram de uma prisão afetada pelo furacão e o controle dos civis, que estão saqueando lojas que não foram arrasadas pelo furacão. Além disso, há escassez de comida e água potável para a população desabrigada. A ilha está sem comunicação.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jamaica
  • Leia o que já foi publicado sobre a ilha de Granada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página