Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2004 - 17h12

Furacão mata 27, "arrasa" Granada e ameaça Jamaica e Flórida

Publicidade

da Folha Online

Chuvas e ventos fortes começaram a atingir a Jamaica nesta sexta-feira quando o furacão Ivan se aproxima do país, após deixar um rastro de 27 mortes na região do Caribe. O Ivan pode se tornar o terceiro furacão a atingir a Flórida em um mês, depois da passagem do Charley e do Frances.

O Ivan, um furacão da categoria quatro na escala de cinco níveis de Saffir-Simpson, deverá atingir a Jamaica na noite de hoje, segundo previsões de institutos de meteorologia. O olho do furacão, que apresenta ventos de 230 Km/h, pode cruzar o centro de Cuba durante a noite de domingo.

Meio milhão de jamaicanos foram advertidos a se retirar das áreas mais baixas do país, incluindo as redondezas da capital, Kingston.

Nas Ilhas Cayman, autoridades fizeram alertas aos moradores da costa para não permanecer nas áreas, consideradas de risco.

Granada

O primeiro-ministro de Granada, Keith Mitchell, afirmou à rádio britânica que cerca de 85% da ilha foi devastada e não conta com energia ou meios de comunicação. Segundo Mitchell, Granada precisará de importante financiamento internacional para a reconstrução.

Andres Leighton/AP
Furacão atinge barcos em St. George's, capital de Granada
"É um desastre nacional. A indústria de noz-moscada foi completamente destruída. Temos um problema de segurança (...) a prisão [da capital, St. George's] está completamente devastada", disse Mitchel nesta quinta-feira ao justificar a decisão de implementar o toque de recolher em resposta à fuga de centenas de presos.

Mitchel teve que buscar refúgio numa fragata britânica, após a destruição de sua própria casa.

Cuba

Cuba entrou em alerta hoje e tomou medidas para enfrentar o Ivan, que deve chegar à ilha no domingo.

"É preciso mais disciplina do que nunca para preservar as vidas humanas e a saúde porque todo o restante pode ser reconstruído", disse o presidente Fidel Castro nesta quinta-feira.

O Instituto de Meteorologia cubano prevê que o Ivan chegará a Cuba na categoria quatro, podendo alcançar a cinco.

Com Reuters

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jamaica
  • Leia o que já foi publicado sobre a ilha de Granada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página