Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2004 - 06h00

Pais e avós de vítimas são destaque em cerimônia do 11/9

Publicidade

LUIZ CEGATO
especial para a Folha Online

Assim como nos anos anteriores, as comemorações do terceiro aniversário dos ataques de 11 de Setembro serão realizadas neste sábado no Ground Zero, local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. A cerimônia tem previsão de início logo pela manhã.

De acordo com o site www.nyctourist.com, os pais e avós das vítimas vão ler todos os nomes dos mortos e serão os principais destaques deste ano. No ano passado, foram os filhos das vítimas que conduziram a leitura.

Durante o ato, haverá quatro pausas: duas vezes para marcar os momentos em que os dois aviões atingiram cada uma das torres e outras duas para marcar os instantes em que as torres caíram.

Momento de silêncio

O primeiro momento de silêncio será às 8h46 (9h46 de Brasília), quando algumas igrejas da região do World Trade Center vão tocar seus sinos.

Os familiares das vítimas poderão descer uma rampa até o nível mais baixo do terreno onde poderão depositar flores.

A previsão é que a cerimônia termine por volta do meio-dia (13h de Brasília), mas o local ficará aberto às famílias até 16h (17h de Brasília).

Ao anoitecer, uma luz será acesa em memória aos desaparecidos nos ataques.

O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, participará de uma cerimônia no cemitério de Arlington, próximo a Washington, para lembrar a morte das vítimas do atentado contra o Pentágono.

Diversos eventos em todo o país --de protestos antiguerra a festivais de música-- lembrarão as vítimas dos ataques que abalaram o mundo há três anos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobres as homenagens de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre o 11 de Setembro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página