Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2004 - 09h35

Furacão Ivan derruba árvores e interrompe energia na Jamaica

Publicidade

da Folha Online

O furacão Ivan seguiu na manhã de hoje para a Jamaica. Fortes ventos e chuva intensa derrubaram árvores e causaram a queda de energia em várias partes do país, inclusive na capital, Kingston. Depois da Jamaica, o furacão deve seguir para Cuba e para a Flórida, nos EUA.

Na parte leste da Jamaica, foram registradas ondas com cerca de sete metros de altura. Em sua passagem pelo Caribe, o furacão já deixou pelo menos 27 mortos. O Ivan pode se tornar o terceiro furacão a atingir a Flórida em um mês, depois da passagem do Charley e do Frances.

Às 5h locais (6h de Brasília) o centro do furacão estava a 110 km ao sul da baía de Montego, segundo o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami. A tempestade apresenta ventos de mais de 220 km/h e pode ser sentida em um raio de até 280 km a partir do seu centro.

As autoridades jamaicanas reforçaram os pedidos para que a população se afaste das zonas costeiras. Mesmo assim, muitos abrigos abertos pelo governo ficaram praticamente vazios ontem.

A passagem do furacão por Granada deixou cerca de 85% da ilha devastada. Cuba entrou em alerta ontem e tomou medidas para enfrentar o Ivan, que deve chegar à ilha no domingo.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jamaica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página