Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2004 - 12h41

Furacão mata dois na Jamaica; mortos no Caribe são ao menos 29

Publicidade

da Folha Online

O furacão Ivan atingiu hoje a Jamaica com chuvas torrenciais, enormes ondas e ventos fortes que chegaram a 250 km por hora. Duas pessoas morreram na ilha, elevando para ao menos 29 o número de vítimas no Caribe.

Às 8h (9h em Brasília) o Ivan, de categoria quatro na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco), chegou a 95 km no sul da cidade jamaicana de Montego Bay, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami.

"Há importantes danos no litoral da Jamaica, tetos que voaram por todos os lados e residências dos subúrbios de Kingston foram severamente danificadas. Também foram registrados danos na infra-estrutura, e linhas elétricas caíram", disse O'Neil Hamilton, porta-voz do governo jamaicano em Washington.

Em razão do aumento do nível da água, gerado por ondas intensas e pelas fortes chuvas, o furacão deve causar inundações nas áreas baixas da Jamaica.

O Ivan está se deslocando lentamente em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 13 km/h, e pode alcançar as Ilhas Cayman (35 mil habitantes) nas próximas 24 horas, segundo as informações divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões.

Segundo os meteorologistas, o furacão entrará em Cuba domingo à noite ou na madrugada de segunda-feira.

Na Flórida, que também faz parte da possível trajetória do furacão, as autoridades decretaram estado de emergência. Milhares de pessoas foram retiradas das áreas que devem ser afetadas.

Caso chegue ao Estado, esse será o terceiro furacão a atingir a Flórida em menos de um mês. O Charley e Frances deixaram pelo menos 46 mortos e um prejuízo de US$ 25 bilhões.

Em Granada, a passagem do Ivan deixou cerca de 85% da ilha devastada.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jamaica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página