Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2004 - 12h52

Com medo de ataques, Rússia reforça fronteira com o Azerbaijão

Publicidade

da Folha Online

A Rússia decidiu reforçar suas fronteiras com o Azerbaijão em resposta à recente onda de ataques terroristas, afirmou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores russo.

A partir de amanhã, três postos de controle serão montados para vistoriar documentos de cidadãos russos e azerbaijanos que estão voltando para seu países de origem. Um quarto posto terá a função de controlar a passagem de estudantes que passam pelo local para ir ou voltar da escola e para trabalhadores que necessitam cruzar a fronteira.

O Azerbaijão é uma antiga república soviética que é vizinha da "politicamente frágil" região do Daguestão, próxima aos conflitos da Tchetchênia.

De acordo com o governo russo, as restrições na fronteira com o Azerbaijão são por tempo determinado e o controle normal de tráfego de passageiros voltará ao normal quando novos postos de controle forem construídos e a situação no Cáucaso apresentar menos instabilidade.

Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira uma série de medidas com o objetivo de combater o terrorismo no país.

Logo após uma reunião com seu gabinete de ministros, forças militares e governadores de todas as Províncias do país, o líder russo afirmou que deseja fortalecer o controle do cenário político de toda a Rússia.

Putin deseja aumentar a segurança em todo o território russo logo após uma série de ataques terroristas registrados nas últimas semanas, inclusive, a ação de rebeldes tchetchenos que tomaram como reféns alunos e professores de uma escola na cidade de Beslan, na Ossétia do Norte, república russa, que matou mais de 330 pessoas.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  • Leia o que já foi publicado sobre o Azerbaijão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página