Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2004 - 19h48

Quatro Estados americanos fazem alerta por chegada de furacão Ivan

Publicidade

da Folha Online

Os Estados da Lousiana, Mississippi, Alabama e Flórida, no sul dos Estados Unidos, declararam nesta terça-feira estado de emergência em uma tentativa de se proteger da passagem do furacão Ivan, que já deixou 68 mortes pelo Caribe.

Autoridades desses Estados, que inclui também a cidade de Nova Orleans, pediram aos moradores que deixassem algumas áreas litorâneas devido à aproximação do furacão Ivan.

O furacão segue sua trajetória pelo Golfo do México com categoria quatro na escala Saffir-Simpson [que vai até cinco] e ventos de até 225 km/h.

Segundo meteorologistas, ele deve atingir o Alabama nesta quinta-feira, embora seus efeitos já possam ser sentidos a partir desta quarta-feira.

O Ivan pode ser o terceiro furacão a atingir os EUA em um mês depois da passagem dos furacões Charley e Frances.

Cuba

Ontem o Ivan atingiu a costa oeste de Cuba com ventos de aproximadamente 260 km/h e causou uma forte tempestade na região, representando uma passagem muito mais suave que a prevista. O mesmo ocorreu nas Ilhas Cayman.

A tempestade provocada pelo furacão atingiu importantes fazendas cubanas de plantação de tabaco utilizado na produção dos mundialmente famosos charutos da ilha.

Até o momento, não há informações de vítimas ou sérios danos provocados pelo furacão Ivan em Cuba.

Como medida de segurança, todos os aeroportos do país permanecem fechados até amanhã.

Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram retiradas da costa oeste cubana, que ainda se recuperava de outras tempestades ocorridas nas últimas semanas.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página