Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2004 - 11h54

Após tragédia, alunos voltam às aulas em escolas de Beslan

Publicidade

da Folha Online

Os estudantes das escolas da cidade russa de Beslan, na Ossétia do Norte, república russa, retornaram às aulas nesta quarta-feira após a tragédia ocorrida há duas semanas quando rebeldes tchetchenos invadiram um colégio da cidade e fizeram mais de 1.200 reféns, a maioria crianças e mulheres.

Os alunos começaram a chegar à escola que foi palco da tragédia --que culminou com a morte de 339 pessoas, entre elas os 31 seqüestradores-- em meio a um forte esquema de segurança monitorado por cães de guarda e especialistas de bomba.

Mesmo assim, os esforços não foram suficientes para tranqüilizar mais da metade dos estudantes, que decidiram não comparecer às aulas com medo de novas invasões na escola.

Os alunos que decidiram voltar às aulas disseram estar muito nervosos, mas determinados a esquecer o incidente que durou dois dias e deixou centenas de feridos.

Nova disciplina

O dia na escola começou com um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na tragédia. Logo após as aulas, alguns alunos foram até o prédio destruído e depositaram flores às vítimas do incidente que abalou o mundo inteiro.

Os alunos de Beslan terão, a partir de agora, uma nova disciplina no currículo escolar: lições de segurança.

De acordo com um dos professores, o tema será um dos mais importantes da grade curricular, porque ele ensinará às crianças como sobreviver em situações de risco.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Casa Branca mostra-se preocupada com medidas de Putin

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo na Rússia
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página