Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2004 - 08h02

Partido liberal protesta em Moscou contra reformas de Putin

Publicidade

da Folha Online

Membros do partido liberal russo Yabloko protestaram nesta quinta-feira contra as reformas políticas anunciadas pelo presidente Vladimir Putin.

Mikhail Metzel/AP
Russos usam imagem de Hitler em protesto contra Putin
Usando camisetas com a imagem de Putin sob um sinal de proibido --como os usados em placas de trânsito-- e carregando retratos do ditador Adolf Hitler, um grupo manifestou-se em frente à Promotoria Geral em Moscou (capital Russa).

Nesta semana, Putin anunciou aumento de segurança no país com o objetivo de lutar contra o terrorismo. As mudanças aparecem após dois aviões russos serem derrubados e uma escola ter sido tomada por rebeldes tchetchenos, neste mês. Cerca de 1.200 pessoas foram feitas reféns durante dois dias em uma escola de Beslan, na Ossétia do Norte, república russa. A ação deixou mais de 330 mortos.

Medidas antiterrorismo

As reformas anunciadas segunda-feira por Moscou acabam com as eleições diretas para os governadores das 89 regiões da Federação Russa, que passariam a ser nomeados pelo Kremlin.

Também suprimem o voto distrital para a eleição dos integrantes da Duma, a Câmara Baixa --eles seriam todos escolhidos com base em listas definidas pelos partidos.

Com a medida, Putin diz acreditar que haveria a eliminação de partidos pequenos, que preenchem metade dos assentos da Duma, o que iria ajudar os partidos ligados ao governo russo a obter mais vagas na Câmara.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vladimir Putin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página