Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2004 - 12h45

Embaixada dos EUA confirma seqüestro no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

A Embaixada dos Estados Unidos no Iraque confirmou, em um comunicado, o seqüestro de dois americanos e um britânico nesta quinta-feira em Bagdá (capital do Iraque), que já havia sido anunciado pelo Ministério iraquiano do Interior.

"Dois cidadãos americanos, Jack Hensley e Eugene Jack Armstrong, foram seqüestrados nesta manhã, ao lado de um britânico, em sua residência do bairro Mansur por alguns desconhecidos armados", afirma o texto.

"O governo americano está utilizando todos os recursos disponíveis para localizá-los. O governo iraquiano está prestando uma assistência total para conseguir isso", conclui o comunicado.

O texto não identifica o britânico raptado nem fornece alguma informação sobre suas atividades profissionais.

Homens armados

Homens armados seqüestraram dois norte-americanos e um britânico nesta quinta-feira em um subúrbio da capital iraquiana, Bagdá, local onde várias empresas estrangeiras estão concentradas. Também hoje, uma explosão na capital matou uma pessoa e deixou dez feridos.

Os três estrangeiros são funcionários de uma empresa de construção civil e foram seqüestrados em um sobrado onde viviam no Iraque.

Ao menos outros quatro estrangeiros --dois franceses e duas italianas--também foram pegos como reféns de rebeldes iraquianos nos últimos dias.

Vizinhos dos estrangeiros seqüestrados informaram à polícia que ouviram o barulho do motor de dois veículos estacionar em frente à casa e, logo depois, notaram que o portão de aço da residência estava aberto.

Italianas

As duas mulheres italianas seqüestradas no último dia 7 por grupos armados iraquianos continuam desaparecidas.

Ontem a imprensa italiana informou que o seqüestro de Simona Pari e Simona Torretta poderia chegar ao fim nas próximas 48 horas e que o estado de saúde das duas era bom.

A notícia foi dada por meio de familiares dos iraquianos que foram seqüestrados junto com as estrangeiras.

Explosão

Nesta manhã, uma explosão foi registrada no centro de Bagdá, matando uma pessoa e ferindo outras dez, segundo informações de autoridades.

A explosão ocorreu em uma área residencial conhecida como Bataween, disse o coronel iraquiano Adnan Abdel-Rahman, funcionário do Ministério do Interior. Bombeiros e ambulâncias se dirigiram para o local.

O Exércitos norte-americano ainda não comentou a explosão.

Em Fallujah [50 km a oeste de Bagdá], um jipe norte-americano foi atingido por uma bomba em uma rodovia. Ainda não há informação de feridos. O Exército dos EUA também não deu detalhes sobre o ataque.

Leia mais
  • Novos seqüestros e explosões atingem Bagdá

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre reféns no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página