Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2004 - 10h33

Bush dispara e abre 13 pontos percentuais à frente de Kerry

Publicidade

LUIZ CEGATO
da Folha Online

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Gallup mostra que o presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, George W.Bush, tem 13 pontos percentuais de vantagem em relação a seu adversário, o senador democrata John Kerry.

A pesquisa, feita entre os dias 13 e 15 de setembro, mostra que Bush tem 55% dos votos dos eleitores norte-americanos que pretendem votar --mas que não são registrados--, contra 42% de Kerry.

Entre os eleitores registrados, a liderança de Bush diminui um pouco: o republicano tem a preferência de 52%, contra 44% do democrata.

Melhora

Os números representam uma melhora representativa do desempenho de Bush desde a convenção do Partido Republicano, realizada na primeira semana de setembro, em Nova York.

Fotomontagem/Folha Online
Os candidatos à Presidência dos EUA John Kerry (esq.) e George W. Bush
Até a convenção --que teve como principal destaque o esforço dos republicanos em mostrar à opinião pública um partido mais aberto e democrático-- os dois candidatos apareciam nas pesquisas dividindo voto a voto a preferência dos eleitores.

Para se ter uma idéia, uma semana antes da convenção, pesquisa feita pelo jornal "USA Today", em parceria com a rede de TV CNN e também pelo Instituto Gallup, mostrava Bush e Kerry praticamente empatados em 46%.

Apesar do protesto que reuniu mais de 200 mil pessoas contra Bush --realizado em Nova York durante a convenção-- foi a partir dessa data que os republicanos conseguiram alterar as condições políticas e as atitudes em relação aos candidatos em favor do presidente.

Minorias

Com um discurso mais voltado às minorias [a participação de negros na convenção, por exemplo, aumentou mais de 60% em relação há quatro anos], Bush também deu ênfase à luta contra o terrorismo, tema que é tão importante para os norte-americanos, hoje em dia, quanto as questões econômicas.

Segundo a mesma pesquisa do Instituto Gallup, 52% dos norte-americanos aprovam o governo Bush.

A pesquisa foi feita por telefone com 1.022 pessoas --todas com mais de 18 anos de idade. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página