Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2004 - 20h43

Tempestade Jeanne mata ao menos 5 pessoas na República Dominicana

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Jeanne já matou cinco pessoas e destruiu casas e deixou 22 mil desabrigados na sua passagem pela República Dominicana, disseram autoridades.

A Jeanne, que havia matado outras duas pessoas em Porto Rico, moveu-se lentamente para o norte da República Dominicana nesta sexta-feira. As enchentes também isolaram várias cidades no nordeste, e plantações inteiras, principalmente de arroz, ficaram submersas.

Cerca de 13 mil pessoas foram retiradas de suas casas nas partes mais baixas do país.

Furacão

O Jeanne, com ventos de até 105 km/h, chegou a ter força de furacão nesta quinta-feira. O sistema pode voltar a ganhar potência e se transformar novamente em furacão quando deixar a costa da República Dominicana, afirmaram meteorologistas.

A expectativa é que seu curso a leve para perto das Bahamas durante o fim-de-semana, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

O Haiti também fez um alerta contra a tempestade. O desmatamento deixou o país muito vulnerável a enxurradas e deslizamentos. Em maio, enchentes mataram cerca de 1.800 pessoas no Haiti e 350 na República Dominicana.

Flórida

A previsão de longo prazo para a tempestade estima que ela passe ao largo das Bahamas e siga para o oeste, a caminho da costa leste dos EUA. O Jeanne pode chegar à costa da Flórida como furacão na próxima quarta-feira.

A Flórida já foi vítima, durante esta forte temporada de furacões, de três: o Charley, o Frances e o Ivan, nesta quinta-feira.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página