Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2004 - 11h02

Novo furacão começa a se formar no oceano Atlântico

Publicidade

da Folha Online

Um novo furacão, o Karl, começou a se formar no oceano Atlântico, segundo informações dos institutos de meteorologia norte-americanos.

De acordo com os meteorologistas, o Karl está se formando a cerca de 2.000 km ao leste de Cabo Verde. O trajeto dele deve ser a região nordeste do Atlântico, apesar de ainda estar longe da terra.

O furacão Karl é o quinto a se formar no que os meteorologistas chamam de "temporada dos furacões", que vai de junho a novembro, especialmente na região do Caribe.

Ivan

Neste final de semana, o furacão Ivan, agora uma tempestade começou a se dissipar, após deixar mais de cem mortos no Caribe e nos EUA. A tormenta durou cerca de 12 dias e deixou um rastro de destruição.

De acordo com meteorologistas do Centro Nacional de Furacões de Miami, nos EUA, a tempestade, que avança pelo oceano Atlântico, está mais fraca e não oferece risco de voltar a áreas já atingidas.

Nas últimas cinco semanas, a região do Caribe e o Estado da Flórida, nos EUA, foram atingidos por três grandes furacões --Charley, Frances e Ivan.

Prejuízos

Neste sábado, uma tempestade tropical, a Jeanne, chegou às Bahamas após passagem pela República Dominicana, onde deixou pelo menos sete pessoas mortas.

As estimativas são de que os prejuízos provocados pelo Ivan e pelo Frances superem, juntos, os US$ 20 bilhões. O Ivan começou em 7 de setembro, na ilha caribenha de Trinidad e Tobago.

Além do Caribe e da Flórida, foram afetadas ainda os Estados de Mississippi, Carolina do Norte, Alabama e Geórgia, todos no sul dos EUA. Em Granada, no Caribe, 37 pessoas morreram em decorrrência do Ivan.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página