Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2004 - 10h43

Conservador pede endurecimento da imigração no Reino Unido

Publicidade

da Folha Online

O Partido Conservador britânico propôs nesta quarta-feira limitação no volume anual de imigração no país, acompanhada de leis de asilo mais estritas, o que deve causar muita polêmica durante as próximas eleições gerais no Reino Unido, em 2005.

O líder conservador Michael Howard, que luta para avançar nas pesquisas eleitorais, também se comprometeu em estabelecer um sistema de imigração --parecido ao sistema de quotas usado na Austrália-- para reduzir o número de imigrantes que recebem a permissão automática para se estabelecer no Reino Unido logo após fixar vínculos trabalhistas no país.

De acordo com Howard, seu país perdeu o controle do sistema de asilo e imigração, o que é muito perigoso para uma nação que enfrenta ameaças terroristas.

Pouco controle

"Parece que temos uma idéia muito vaga a respeito de quem está vindo ou deixando nosso país", afirmou Howard.

Os conservadores não demonstram um bom desempenho nas pesquisas eleitorais mesmo com a aparente insatisfação da opinião pública em relação às decisões tomadas pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, de manter tropas britânicas no Iraque.

Mesmo com as preocupações dos britânicos voltadas para assuntos como o bom funcionamento dos serviços públicos, a falta de moradia e as ameaças de ataques terroristas, os partidos políticos estão se concentrando no tema de políticas de imigração.

O governo de Blair foi acusado neste ano de afrouxar o controle de imigrantes dos países do Leste Europeu, o que acabou gerando o pedido de demissão de um de seus ministros.

O tema da imigração ganhou destaque no discurso de Howard logo após o serviço de imigração britânico informar que havia descoberto uma rede ilegal de criminosos que "agenciava" casamentos no Reino Unido como uma forma de permitir que imigrantes ilegais permanecessem no país.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imigração no Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página