Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 17h55

Ivan "ressuscita" e volta ao golfo do México como tempestade

Publicidade

da Folha Online

Os vestígios do furacão Ivan, que devastou as ilhas do Caribe e o litoral do Golfo dos Estados Unidos na semana passada, matando mais de cem pessoas, viraram uma tempestade tropical no golfo do México, ameaçando o Estado do Texas ou a costa de Louisiana nesta quinta-feira.

Às 15h (horário de Brasília) desta quinta-feira, o Ivan estava a cerca de 80 quilômetros ao sul de Cameron, na Louisiana, com ventos de até 80km/h, conforme indicou o CNF (Centro Nacional de Furacões) dos EUA.

O Ivan pode se fortalecer antes de chegar à terra firme e deve provocar chuvas acima de 25 centímetros, segundo previsões.

Após passar pela Flórida em 16 de setembro como um furacão, o Ivan perdeu força e se dissipou ao se dirigir ao norte dos Estados Unidos antes de retornar ao mar. Os vestígios dele, no entanto, se deslocaram pelo sul e ganharam força enquanto passavam por águas quentes.

A tempestade "regenerada" deve atingir o golfo do México nesta quinta-feira à noite e pode trazer ventos de 80 km/h e chuvas. Segundo previsões do CNF, a tempestade está pouco organizada.

"Isso não ocorre com muita freqüência", disse o meteorologista Richard Knabb. "Mas nós já tivemos ciclones tropicais no passado que perderam força e depois se regeneraram", disse ele.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ivan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página