Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2004 - 20h54

Premiê iraquiano pede ajuda da ONU para derrotar terroristas

Publicidade

da Folha Online

O premiê do Iraque, Iyad Allawi, pediu na ONU (Organização das Nações Unidas) a ajuda da comunidade internacional para 'derrotar as forças terroristas em seu país".

"Conclamo os representantes dos países aqui reunidos a auxiliarem o Iraque a construir um futuro melhor para seu povo. Não se deve ser neutro nessa luta", afirmou o premiê.

"É uma luta entre o povo do Iraque e sua visão de um futuro de paz e democracia e os terroristas, extremistas e remanescentes do regime de Saddam [Hussein], que rejeitam este sonho nobre", disse o premiê.

Vitória ou derrota

Em árabe, ele declarou: "Hoje os terroristas escolheram o Iraque como seu campo de batalha porque temem que nosso país tenha sucesso".

"Nosso combate é vosso combate. Nossa vitória será vossa vitória. Se formos vencidos, será também vosso fracasso", disse Allawi em sua primeira intervenção diante dos líderes mundiais reunidos na Assembléia Geral da ONU.

Segundo ele, restaurar a segurança é a principal prioridade do governo iraquiano.

Eleições

O premiê disse que seu governo mantém a decisão de realizar as eleições previstas para janeiro próximo. "Mantemos este calendário, apesar das dificuldades", disse.

Também pediu aos credores do Iraque que aliviem a dívida de seu país, que constitui "um grave obstáculo" a reativação econômica e cujo pagamento "está acima das possibilidades".

Ontem, Allawi disse em uma sessão conjunta do Congresso americano que a ampla maioria dos iraquianos é grata aos Estados Unidos pelos "sacrifícios" do país para que o Iraque se livrasse de Saddam Hussein e tivesse um futuro melhor.

Allawi disse ainda que as eleições marcadas para janeiro serão realizadas como planejado. O primeiro-ministro iraquiano também insistiu que seu país está sendo bem-sucedido na tentativa de estabelecer liberdade e democracia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Iyad Allawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página