Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2004 - 21h49

Partido Socialista português elege secretário-geral

Publicidade

da Folha Online

José Sócrates foi eleito o novo secretário-geral do Partido Socialista português (PS) ao vencer, com quase 80% dos votos, o histórico dirigente do agrupamento e poeta Manuel Alegre e o ex-prefeito de Lisboa João Soares.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso do PS, J. Vieira da Silva, anunciou neste sábado que apuradas 80% das urnas, Sócrates, de 47 anos, obteve 18.437 votos, 78,6% dos 23.433 contabilizados.

Sócrates confirmou as previsões e superou sem dificuldades Manuel Alegre, que tinha 16,6% do apoio dos militantes, com 3.903 votos, e João Soares, que obtinha 3,9%, com 927 votos.

O novo líder dos socialistas portugueses, que foi ministro do Meio Ambiente durante o governo de Antonio Guterres, ocupa a posição mais ao centro das três candidaturas e se apresenta como uma opção sólida do PS para disputar a maioria absoluta com o atual governo de centro-direita nas próximas eleições legislativas.

Em julho, Rodrigues renunciou ao posto de secretário-geral do PS depois que o chefe do Estado, Jorge Sampaio, não convocou eleições legislativas antecipadas para preencher a vaga de José Manuel Durão Barroso, que deixou o cargo para presidir a Comissão Européia, braço executivo da União Européia.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página