Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2004 - 10h49

Papa pede que se combata a Aids com castidade

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O Papa João Paulo 2º pediu que a Aids seja combatida através da castidade e de uma sexualidade correta, conforme escreveu em função do Dia Nacional do Enfermo, que será celebrado em 11 de fevereiro de 2005 em Camarões.

"Para combater a Aids de forma responsável é preciso aumentar a educação para a prevenção e o respeito sagrado da vida e da formação de uma prática correta da sexualidade", afirma o papa, em um documento divulgado nesta quarta-feira pelo Vaticano.

"Apesar de as infecções contraídas por transfusões de sangue, principalmente nos casos de gravidez, serem inúmeras, continuam aumentando as infecções por via sexual", disse o papa, que recordou a situação da África, continente duramente afetado pela doença, e pediu que as autoridades civis e de governo proporcionem informações claras e corretas sobre a Aids.

Preservativo

O papa, que se opõe ao uso do preservativo como método de prevenção, aconselhou às organizações internacionais que "promovam iniciativas inspiradas na solidariedade e na sabedoria, de defesa da dignidade humana e do direito inviolável da vida".

João Paulo 2º também agradeceu às empresas farmacêuticas que baixaram os preços dos medicamentos para tratar a Aids e admitiu que são necessários enormes recursos econômicos para a pesquisa e comercialização dos remédios.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre castidade
  • Leia mais notícias no especial João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página