Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2004 - 15h04

EUA intensificam segurança em aeroportos com nova regra

Publicidade

da Folha Online

Uma nova regra para cadastro de estrangeiros entrou em vigor nos Estados Unidos nesta quinta-feira. Turistas e visitantes de 27 países serão fotografados e terão suas impressões digitais recolhidas na chegada dos aeroportos e portos marítimos americanos.

O cadastro dos visitantes dura, segundo oficiais dos EUA, cerca de 15 segundos e pode "prevenir outro ataque como o de 11 de Setembro".

O novas regras de policiamento já estão em aeroportos e portos marítimos e, até o final do ano, vão vigorar também nas 50 estradas com maior movimento.

O programa de visitas aos EUA vai afetar cerca de 13 milhões de visitantes anualmente, provindos de 27 nações diferentes. Quando começou, em janeiro, o programa provocou uma reação brasileira, que passou também a cadastrar americanos, usando os mesmos métodos.

Desde o começo do programa, mais de 8,5 milhões de estrangeiros foram fotografados e tiveram suas impressões digitais recolhidas. A entrada de cerca de 280 pessoas já foram barradas, por suspeitas de crime e violação às leis da imigração.

Os países afetados com a nova lei são: Andorra, Austrália, Áustria, Inglaterra, Brunei, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, San Marino, Cingapura, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre segurança nos aeroportos dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página