Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2004 - 10h01

Imprensa dá empate a Bush e Kerry em 1º debate

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, e seu rival democrata, John Kerry, defenderam suas posições sobre o Iraque durante o primeiro debate televisivo que aconteceu ontem. "Se os americanos esperavam que um dos candidatos levaria o outro a cometer um erro fatal houve, obviamente, um empate", publicou o "New York Times", nesta sexta-feira.

O jornal dá pontos a Kerry pelo "porte presidencial", e mostra a posição defensiva de Bush ao argumentar que o Iraque não tinha relação com a guerra contra o terrorismo e dizer que o atual presidente americano foi para a guerra, mas não tinha nenhuma estratégia para acabar com ela.

O "USA Today" deixou o veredicto nas mãos de cada telespectador do debate, adicionando que ambos candidatos, até as eleições do dia 2 de novembro, terão muito o que dizer aos eleitores, e poderão "fundamentar admiravelmente suas posições".

Segundo o jornal, "em resumo a opção é escolher entre um presidente que atuará de forma independente e rápida, incluindo o risco de se afastar dos aliados e cometer graves erros, e outro que agirá com maior cautela, em consonância com seus aliados, mas perdendo, eventualmente, alguma oportunidade crucial".

O "Los Angeles Times" disse que "Kerry ganhou o debate sobre política exterior com uma vantagem considerável, mas os americanos podem pensar que Bush é mais capaz de terminar com o caos que começou no Iraque".

Já o "Washington Post" considera a posição de Kerry "mais complicada para se defender, e isso era perceptível", já que "qualificou a guerra como um erro e um 'desvio de atenção'". Entretanto, Kerry disse, depois, "que os soldados americanos não estavam morrendo por causa de erros nas operações de guerra".

O jornal considerou a posição de Bush "muito clara em relação a seus objetivos" já que havia sido acompanhada pela "franqueza sobre as condições do Iraque". Para o Post, Kerry foi claro ao mostrar em como "a ameaça da Coréia do Norte e do Irã cresceram durante a administração de Bush".

Com France Presse

Leia mais
  • Erramos: Imprensa dá empate a Bush e Kerry em 1º debate


    Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página