Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 20h38

Ataque mata quatorze na Colômbia

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

Quatorze pessoas morreram no ataque de um grupo não-identificado no Estado de Valle, no norte do país, no domingo (3). De acordo com o prefeito da cidade, Oscar López, homens armados atacaram uma propriedade na zona rural do município de Candelária (500 km a sudoeste de Bogotá).

Oito pessoas morreram na fazenda e outras quatro morreram em hospitais da cidade de Cali --capital do Departamento de Valle. Dois integrantes do esquadrão foram mortos por policiais depois, segundo autoridades.

Entre as vítimas estão dois meninos, um de três e outro de quatro anos, e uma mulher grávida de quatro meses, segundo um relatório oficial.

A polícia anunciou ter confiscado três espingardas, três coletes, uma granada, um lança-granadas, provedores e munição para espingarda além de quatro automóveis.

"Sem palavras"

O coronel Jesús Antonio Gómez, chefe da polícia em Cali, disse que o grupo disparou diretamente contra as vítimas sem lhes dirigir palavra.

No sudoeste da Colômbia operam, entre outros, o cartel de Norte del Valle, responsável por entre 30% a 50% da cocaína exportada para os Estados Unidos, assim como as guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional), além de grupos paramilitares de extrema direita.

As autoridades sustentam que a guerra entre os traficantes deve-se a divisões no interior do cartel de Norte del Valle, liderado por Diego Montoya, por quem os EUA oferecem uma recompensa de US$ 5 milhões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página