Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 03h49

FBI recupera quadro de US$ 10 milhões de Picasso

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles (EUA)

O FBI recuperou em Chicago, nos EUA, um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso avaliado em US$ 10 milhões que foi roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e, depois, vendido para um casal de americanos, informou a corporação em um comunicado nesta terça-feira.

Segundo o FBI, a obra de Picasso denominada "Femme en Blanc" ou "Femme assise" foi recuperada em Chicago, no dia 21 de outubro.

A tela pintada em 1922 foi comprada pela alemã Carlota Landsberg, em 1926 ou 1927, e então enviada para um marchand de arte em Paris para ficar em segurança durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1940, no início da ocupação alemã, o quadro sumiu, reaparecendo apenas em 2001, em uma exposição em Los Angeles.

Segundo documentos da Justiça e de uma instituição encarregada de descobrir o destino de obras desaparecidas, o quadro teria sido vendido a um marchand parisiense por um colecionador que o teria recuperado dos alemães. Depois, o quadro passou para as mãos de um casal de americanos, Marilynn e James Alsdorf, que vivem em Chicago.

Quando ambos decidiram colocá-lo à venda, uma investigação de rotina revelou que a tela tinha sido roubada pelo nazistas. O casal foi, então, informado da existência da neta da proprietária original, Thomas Bennigson, que decidiu entrar na Justiça contra os Alsdorf no final de 2002 para recuperá-la.

Por causa disso, os proprietários americanos decidiram transferir o quadro de Los Angeles para Chicago, o que é considerado ilegal, já que a obra é objeto de uma ação judicial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pablo Picasso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página