Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 13h10

Alemanha se prepara para prolongada luta contra o terrorismo

Publicidade

da France Presse, em Berlim

A Alemanha decidiu esta quarta-feira preparar suas forças armadas e de segurança para uma prolongada luta contra o terrorismo.

"Ninguém pode afirmar com certeza quando essa luta terminará", declarou o ministro alemão da Defesa, Peter Struck, ante o Parlamento federal (Bundestag), enfatizando que, frente ao terrorismo, é necessário reagir de forma rápida e flexível.

A Alemanha assumirá pela quarta vez consecutiva, em dezembro, o comando das tarefas de vigilância naval no Chifre da África, estabelecida dentro da campanha "Enduring Freedom", depois dos atentados de 11 de Setembro.

O Parlamento Federal alemão decidirá, na segunda semana de novembro, sobre o prolongamento do mandato, que é renovado anualmente e cujo custo será, desta vez, de 114 milhões de euros [US$ 145 milhões].

Calcula-se que a maioria dos deputados votará a favor. Na primeira votação, realizada em 2001, o chanceler Gerhard Schröder teve de condicionar sua permanência no cargo em troca que os sociais-democratas e verdes que apóiam seu governo aprovassem a intervenção das forças armadas alemãs, cuja participação hoje já não gera mais controvérsias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre lutas contra o terrorismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página