Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2004 - 09h15

Papa deseja solução para crise institucional européia

Publicidade

da Folha Online

O Papa João Paulo 2º desejou nesta quinta-feira que se encontre uma solução para a crise institucional européia "num espírito de concórdia e de respeito mútuo", ao receber no Vaticano o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, que está deixando o cargo.

"Espero que as dificuldades encontradas nestes últimos dias em relação à nova Comissão possam levar a uma solução num espírito de concórdia e de respeito mútuo entre todas as instâncias envolvidas", disse o papa a Prodi.

Ontem, diante da derrota iminente no Parlamento Europeu, o presidente de Portugal, Durão Barroso, retirou sugestão para a composição do órgão executivo do bloco, pedindo aos parlamentares mais tempo para buscar solução.

"Eu preciso de mais tempo", declarou Durão, presidente designado da Comissão Européia, ao Parlamento Europeu. "Se tivéssemos votado hoje [ontem], o resultado não teria sido positivo para as instituições européias", acrescentou o político português, que espera encontrar uma solução "em questão de semanas".

O presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell, constatou em seguida que a União Européia está penetrando "em terras desconhecidas" e que a atual comissão continuará exercendo sua função sob a presidência de Prodi enquanto necessário.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Comissão Européia
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2°
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página