Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 06h53

Definição sobre votos em Ohio pode demorar 11 dias

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Estado de Ohio, Ken Blackwell, disse hoje que o anúncio do resultado final da eleição presidencial pode levar até 11 dias. O resultado da eleição no Estado ficou indefinido devido a um número ainda incerto de votos provisórios, emitidos por eleitores no exterior ou por aqueles que não tiveram seus nomes listados

Os democratas alegam que restam até 250 mil votos provisórios a serem contados e que a maioria deles iriam para o senador John Kerry.

Segundo Blackwell, vários dos votos provisórios foram enviados por militares que servem no exterior.

"Digo a todo o mundo, respirem fundo e relaxem. Não podemos prever quais serão os resultados", afirmou Blackwell à rede de televisão CNN.

O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, John Edwards, afirmou sua intenção de "brigar por cada voto", pouco depois de o partido se negar a reconhecer a derrota em Ohio.

"John Kerry e eu prometemos ao povo que nesta eleição cada voto teria valor e seria contabilizado. Esta noite mantemos nossa palavra e lutaremos por cada voto. É o mínimo que vocês merecem. A noite tem sido longa, mas esperamos quatro anos e podemos esperar uma noite a mais", disse Edwards.

As redes de televisão FOX e NBC chegaram a informar que o presidente George W. Bush venceu em Ohio, mas a equipe de campanha do democrata John Kerry rejeitou a derrota.

"A contagem das cédulas de voto em Ohio ainda não terminou. Faltam mais de 250.000 para contar. Acreditamos que Kerry vencerá em Ohio", declarou Mary Beth Cahill, diretora do Estado-Maior de campanha do candidato democrata.

Uma vitória em Ohio praticamente garante a reeleição de Bush. Ohio era um dos três Estados-chave que focalizaram a atenção dos dois partidos durante a campanha. Bush conquistou a Flórida, enquanto que Kerry ficou com a Pensilvânia.

Em 2000, Bush havia conquistado Ohio, mas sua vitória na Flórida foi questionada na Justiça e o resultado das eleições saiu apenas em 36 dias, após uma decisão da Suprema Corte.

"Estamos em ótima posição" neste Estado, tinha afirmado na noite de terça-feira Joe Lockhart, conselheiro de Kerry. "Estamos muito otimistas, registramos uma participação muito positiva nas circunscrições democratas, principalmente entre as comunidades negras".

Ohio, que assumiu o lugar da Flórida como Estado mais disputado da eleição presidencial, é um dos maiores centros industriais dos Estados Unidos, e também um estado rural.

O Estado, que faz fronteira com o Canadá, também é um dos mais povoados do país, com mais de 11,4 milhões de habitantes, concentrados nas grandes metrópoles como Columbus, Cleveland, Cincinatti ou Akron.

Em setembro deste ano, o nível de desemprego neste estado era calculado em 6%, superior à média nacional, de 5,4%.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página