Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 09h50

Saiba como os "votos provisórios" podem decidir a eleição nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O resultado final das eleições presidenciais americanas, realizadas ontem, pode demorar até 11 dias para ser conhecido, devido à demora na contagem dos "votos provisórios" no Estado de Ohio.

Os votos "provisórios" são um instrumento instituído após o problema com a recontagem de votos na Flórida em 2000. Os cidadãos com algum tipo de problema em seu cadastro eleitoral podem votar numa cédula alternativa, que só entra na apuração final após ser conferida a identificação do eleitor.

Antes do pleito, os republicanos denunciaram que os democratas teriam incluído entre os eleitores cadastrados em Ohio estrangeiros, menores de idade e pessoas que se cadastraram com o endereço errado.

Na Flórida, em 2000, o presidente Bush venceu o então adversário democrata Al Gore por apenas 537 votos de diferença, após 36 dias de confusão com relação aos votos que podiam ou não ser contados. A Suprema Corte americana teve de intervir e declarou Bush o vencedor.

Segundo os democratas e o secretário de Estado de Ohio, o republicano Ken Blackwell, cerca de 250 mil cédulas estão fora da apuração nesse Estado --número de votos que pode definir quem ficará com os 20 votos do Estado no Colégio Eleitoral.

Blackwell disse que os votos "provisórios" serão examinados por uma comissão eleitoral mista composta por republicanos e democratas. A recontagem das cédulas consideradas válidas começará dentro de 11 dias, como estabelece a lei eleitoral de Ohio.

Com France Presse

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página