Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 13h09

Veja como funciona o Colégio Eleitoral dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O próximo presidente dos EUA será escolhido oficialmente no dia 13 de dezembro por um colegiado que será composto por 538 delegados, indicados a partir dos resultados da votação em cada Estado nas eleições de ontem.

Cada Estado e o distrito de Washington D.C. é representado por um mínimo de três delegados, mas o número varia em razão de fatores como número de habitantes. Essa partilha dos delegados entre os Estados é revista a cada 10 anos, levando em conta a evolução demográfica.

É necessário reunir pelo menos 270 dos 538 delegados para se tornar presidente dos Estados Unidos.

Os Estados com maior número de delegados são a Califórnia (55), Nova York (31) [Estados onde a predominância é dos democratas], o Texas [reduto dos republicanos], com direito a enviar 34 delegados ao Colégio Eleitoral, e a Flórida, com 27 delegados, onde venceu neste ano o presidente George W. Bush.

O Colégio Eleitoral não reflete exatamente o voto popular, já que em 48 dos 50 Estados, o candidato que conseguir a maior quantidade de votos ganha todos os delegados correspondentes à região eleitoral em questão.

No dia 13 de dezembro, os delegados transmitirão seus votos ao Congresso em Washington, que serão oficialmente abertos no dia 6 de janeiro de 2005.

Com France Presse

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página