Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2004 - 14h22

Exército dos EUA volta a bombardear cidade rebelde no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Fallujah
da Folha Online

O Exército americano lançou quatro foguetes e fez disparos de artilharia nos arredores da cidade rebelde de Fallujah [50 km a oeste da capital iraquiana, Bagdá], no final da tarde deste sábado [horário local], de acordo com um correspondente da agência de notícias France Presse.

Os bombardeios começaram por volta de 17h30 (12h30 no horário de Brasília), no momento do Iftar, interrupção diária do jejum que acontece durante o Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e anoitecer, que acontece no nono mês do calendário islâmico].

Depois de uma tarde relativamente calma, pelo menos três obuses explodiram neste reduto, enquanto que os disparos de artilharia continuavam, acrescentou.

Rebeldes e militares dos EUA trocaram tiros mais cedo, após a queda de um obus de morteiro sobre a base americana de Camp Fallujah, que não deixou feridos.

Preparativos

A mais intensa seqüência de ataques na cidade de Fallujah aconteceu na madrugada deste sábado, executada pelo Exército americano, e destruiu prédios públicos e residências, segundo moradores.

"Nós estamos fazendo os últimos preparativos [para atacar]. Será em breve. Nós estamos esperando ordens do primeiro-ministro Allawi", disse o coronel Michael Shupp à agência de notícias Reuters ontem.

Fontes médicas afirmaram que dois corpos, vítimas dos ataques em Fallujah, foram levados ao hospital neste sábado. Sete pessoas, entre elas mulheres e crianças, chegaram com ferimentos graves depois dos bombardeios.

A cidade de Fallujah faz parte de uma região conhecida como Triângulo Sunita --bastião anti-EUA no Iraque, e que reúne também a cidade de Ramadi e Baquba.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Fallujah
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página