Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 11h44

Rebeldes derrubam dois helicópteros dos EUA em Fallujah

Publicidade

da Folha online

O Exército dos EUA disse nesta quinta-feira que dois helicópteros com marines [fuzileiros navais] foram derrubados em Fallujah --bastião rebelde localizado a 50 km da capital Bagdá. A tripulação dos helicópteros foi resgatada com vida.

A queda dos dois helicópteros mostra a força da resistência rebelde na região e a dificuldade que os EUA enfrentam para controlar a cidade.

Apesar da resistência, tropas americanas disseram hoje que terão o "controle total" sobre a cidade até sábado (13). "Controlamos 75% da cidade. Quanto mais avançamos, mais enfrentamos uma forte resistência. Planejamos tomar a cidade [por completo] até sábado", disse o comandante P. J. Batty, do Corpo de Marines.

De acordo com o Exército, os dois helicópteros Super Cobra foram atacados, em ações distintas, com granadas e armas de pequeno porte, e "forçados a fazer um pouso difícil".

Insurgentes

Em outro sinal de resistência, insurgentes lançaram granadas contra oleodutos no subúrbio de Fallujah, incendiando vários deles ontem.

Nesta quinta-feira, uma grande explosão atingiu um importante campo petrolífero a cerca de 35 km a nordeste de Kirkuk [norte do Iraque].

Insurgentes freqüentemente atacam estruturas petrolíferas e de gás, muito importantes à captação de renda para a reconstrução do país.

Bagdá

Em outra ação rebelde, a explosão de um carro-bomba causou a morte de 17 pessoas e deixou cerca de 20 feridos em uma movimentada área de Bagdá, segundo a polícia.

O atentado, que segundo fonte anônima visava um comboio militar dos EUA, feriu vários policias iraquianos e muitos civis.

A explosão deixou uma cratera gigantesca na rua e causou danos a prédios próximos, além de incendiar ao menos 12 carros. Uma grande coluna de fumaça formou-se na região. Pedestres e equipes de resgate procuravam por sobreviventes entre os escombros.

Muitas pessoas ensangüentadas, queimadas e com dificuldade para respirar foram retiradas do local ajudados por pedestres.

Bombeiros tentavam apagar o grande incêndio que se formou no local, enquanto a polícia iraquiana, apoiada por soldados norte-americanos, isolavam a área.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Explosão de carro-bomba mata 17 em Bagdá
  • EUA estimam em 600 total de rebeldes mortos em Fallujah

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Fallujah
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página