Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2004 - 14h08

Saiba mais sobre o presidente interino do governo palestino

Publicidade

da France Presse, em Ramallah

Rawhi Fatuh, titular do Parlamento que será durante 60 dias presidente interino da Autoridade Nacional Palestina (ANP), terá um papel-chave na preparação do processo eleitoral para eleger o sucessor do líder palestino Iasser Arafat.

Considerado "secundário e discreto" pelos palestinos, Fatuh, 55, é um companheiro de exílio de Arafat, a quem seguiu quando o líder árabe voltou aos territórios palestinos em 1994, colocando um fim há três décadas no estrangeiro.

Deputado por Gaza e membro do Conselho Revolucionário do Fatah, o movimento de Arafat, Rawhi Fatuh foi eleito presidente do Conselho Legislativo Palestino (CLP, Parlamento) em março de 2004.

Candidato de Arafat, sua vitória foi obtida graças ao voto dos deputados do Fatah, grupo majoritário no parlamento onde tem 63 do total de 81 cadeiras.

Ministro da Agricultura da ANP no governo do primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, Fatuh se demitiu de seu cargo para poder optar pela presidência do Parlamento, cujos membros foram eleitos em 1996 nas primeiras, e até agora únicas, eleições organizadas nos territórios palestinos.

Os responsáveis palestinos explicaram a decisão do Fatah de escolher um representante da faixa de Gaza para presidir o CLP, dizendo que era a maneira de buscar a unidade dos territórios palestinos no momento em que o primeiro-ministro israelense Ariel Sharon aludiu a uma possível retirada de Gaza e um reforço do controle do Estado judeu sobre a Cisjordânia.

Conforme a lei, em sua qualidade de presidente do parlamento, Fatuh estará interino durante 60 dias desde o dia em que foi anunciada oficialmente a morte do presidente da ANP, ontem.

No final desses dois meses, devem ser celebradas eleições para nomear um novo presidente da ANP. Originário da cidade de Rafah [sul da faixa de Gaza], Fatuh é casado e pai de três filhos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rawhi Fatuh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página