Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2004 - 12h18

Premiê palestino anuncia eleição para antes de janeiro de 2005

Publicidade

da France Presse, em Ramallah (Cisjordânia)

O primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, pediu hoje, em frente à tumba de Iasser Arafat, que todas as partes multipliquem seus esforços para impulsionar o processo de paz e anunciou a celebração de eleições antes de 9 de janeiro de 2005.

"Digo à administração americana, ao presidente George W. Bush, aos israelenses e ao mundo inteiro: este é o momento em que temos que ser mais sérios", declarou após rezar diante da tumba enfeitada com flores do líder palestino, enterrado ontem.

Segundo ele, israelenses e palestinos têm o mesmo direito "a existir em paz". "Se houver determinação por parte de todos, o conseguiremos num período de tempo muito curto", afirmou.

Segundo a Constituição, o presidente do Parlamento, Rawhi Fatuh, presidirá a Autoridade Nacional Palestina (ANP) durante 60 dias depois da morte de Arafat, quando as eleições deverão ser convocadas.

"Perdemos um grande líder, mas temos que continuar", acrescentou o primeiro-ministro.

Ao mesmo tempo, o ministro encarregado de negociações com Israel, Saeb Erakat, garantiu que os palestinos "estão prontos" para celebrar eleições na margem de tempo permitida pela lei e pediu à comunidade internacional que os ajude a garantir eleições "justas e democráticas".

"Peço ao presidente Bush que aproveite esta oportunidade, porque a chave para a solução de todos os problemas do Oriente Médio e para implantar a democracia na região está aqui, na Palestina", garantiu.

Segundo ele, se esta oportunidade for perdida, os próximos 50 anos da história da região serão marcados por "caos e escuridão".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página