Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2004 - 10h30

Abbas é o candidato favorito do Fatah para governo palestino

Publicidade

da France Presse, em Ramallah (Cisjordânia)

O novo dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen), é o candidato favorito do movimento Fatah, principal integrante da OLP, para as eleições presidenciais palestinas, informou hoje uma fonte do governo.

"Até o momento, não começamos a falar de nomeação ou da apresentação oficial de uma lista de nomes, mas tudo indica que somos a favor do nosso irmão Abu Mazen", disse o ministro palestino das Comunicações e Tecnologia, Azzam al Ahmad.

Nabil Abu Rudeina, principal conselheiro do líder palestino Iasser Arafat --que morreu na quinta-feira (11)--, também afirmou que Abbas é o candidato do Fatah para a sucessão do dirigente palestino.

Abbas, 69, foi nomeado na quinta-feira para suceder Arafat na chefia da OLP. A nomeação fez dele o dirigente palestino mais importante, o que poderia favorecer sua eleição como presidente Autoridade Nacional Palestina.

Mas a candidatura de Abbas, apoiada pelos dirigentes palestinos, não tem apoio popular no momento. Segundo pesquisas, o dirigente do movimento Fatah na Cisjordânia, Marwan Barghuti, condenado a cinco penas de prisão perpétua em Israel, ganharia as eleições, previstas para dentro de dois meses.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições palestinas
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página