Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2004 - 11h10

Ataques rebeldes a nordeste da capital iraquiana matam nove

Publicidade

da Folha Online

Insurgentes atacaram soldados americanos e a polícia iraquiana nesta segunda-feira, na cidade de Baquba e em Buhriz, que ficam a 55 km nordeste da capital Bagdá. Oficiais disseram que ao menos nove pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas, incluindo quatro soldados americanos.

Os conflitos em Baquba e na vizinha Buhriz são parte de uma onda de violência, que assola a região central do Iraque, como resposta a ofensiva americana na cidade de Fallujah [a 50 km oeste da capital].

Oficiais americanos disseram que os problemas começaram depois que rebeldes atacaram soldados da 1º Divisão de Infantaria com granadas e armas de pequeno porte, perto de um posto policial, em Baquba.

Forças de segurança iraquianas invadiram o local e encontraram granadas, morteiros, armas e munição.

Ao mesmo tempo, insurgentes atacaram um posto policial em Buhriz com uma metralhadora e granadas, além de colocarem bombas por toda a estrada.

Quatro soldados americanos foram feridos, e dois deles já retornaram ao trabalho, segundo os oficiais. Nove iraquianos, incluindo um suposto rebelde, um policial e sete civis, foram mortos, e 11 iraquianos foram feridos, de acordo com Mohammed Zayad, do hospital de Baquba.

Centenas de pessoas organizaram ontem uma manifestação em Buhriz para protestar contra a ofensiva em Fallujah. Os manifestantes também acusavam o primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad Allawi, de permitir o ataque americano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Fallujah
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página