Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2004 - 13h50

Saiba mais sobre o secretário de Estado americano

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Estado Colin Powell, 67, apresentou sua demissão ao cargo que ocupa desde o início do governo de George W. Bush em janeiro de 2001, após uma brilhante carreira militar, segundo informações da rede de TV americana CNN, divulgadas nesta segunda-feira.

AP
O secretário de Estado americano, Colin Powell
De temperamento moderado, Powell exerceu com firmeza seu cargo para fazer prevalecer seus pontos de vista no seio de uma administração republicana em guerra após os atentados de 11 de Setembro.

Powell passou por todas as hierarquias do Exército antes de assumir a posição de diplomata. Nascido em abril de 1937 no Bronx, Nova York, filho de uma costureira e um funcionário contábil, ambos de origem jamaicana, Powell obteve um diploma na Universidade George Washington. Logo realizou uma carreira militar de 35 anos, que o levou a participar das guerras da Coréia e Vietnã.

Conselheiro da Casa Branca para assuntos de segurança durante a gestão de Ronald Reagan (1981-1989), passou logo a ocupar a chefia do Estado maior, cargo em que permaneceu durante a guerra do Golfo entre 1990 e 1991, durante a administração do presidente George Bush pai (1989-1993).

Após sua aposentadoria em 1993, Powell se voltou para a causa dos jovens desfavorecidos, criando o movimento "America's Promise". Rechaçou várias ofertas políticas inclusive, em duas ocasiões, para ser candidato a vice-presidente.

Como secretário de Estado, realizou menos viagens que seus predecessores, preferindo trabalhar a partir de Washington.

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Colin Powell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página