Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 11h48

Conflitos e explosão de carro-bomba deixam 19 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um carro-bomba atingiu um tanque do Exército americano matando dez pessoas na explosão ocorrida nesta quarta-feira, em Beiji [250 km ao norte da capital Bagdá]. Em Ramadi [100 km a oeste de Bagdá] nove pessoas morreram durante violentos combates entre rebeldes e soldados americanos.

Fontes médicas do hospital de Tikrit, distante cerca de 70 quilômetros do local do ataque, confirmaram as mortes e disseram que nove pessoas também foram feridas. Ahmed Saeed, chefe da segurança do hospital, afirmou que soldados americanos abriram fogo depois da explosão.

O ataque rebelde aconteceu na seqüência de violentos confrontos diretos entre insurgentes e soldados americanos, disseram testemunhas locais à agência de notícias Associated Press.

O Exército dos Estados não fez nenhum comentário imediato sobre mortes de soldados ou civis em Beiji, ou sobre os confrontos. A cidade abriga a maior refinaria de petróleo do Iraque.

Ramadi

Nove pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta quarta-feira em combates violentos entre soldados americanos e insurgentes em Ramadi, segundo uma fonte médica.

"Recebemos nove mortos e 15 feridos", afirmou o médico Mohamed al Hadithi do hospital de Ramadi, sem precisar se as vítimas eram civis ou combatentes.

Os confrontos com armas leves e obuses de morteiro aconteceram, sobretudo, no centro e no sul da cidade.

Aviões de combate e helicópteros sobrevoavam a região.

Nos últimos dias, soldados americanos e insurgentes protagonizaram combates violentos na cidade sunita, capital da Província de Al Anbar. Seis iraquianos morreram no domingo (14) durante os confrontos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a ofensiva em Fallujah
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Mossul
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Ramadi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página