Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 14h32

Gafanhotos invadem céus e ruas do Cairo

Publicidade

da Reuters

Um enxame de gafanhotos invadiu o Cairo, capital do Egito, nesta quarta-feira. Os insetos --que chegam a medir até oito centímetros --voaram sobre a cidade e também ocuparam as ruas, assustando pedestres.

Os gafanhotos migraram da Líbia, país localizado no norte da África. Nos últimos meses, eles devoraram plantações do centro e oeste do continente africano. Especialistas, no entanto, não acham que o enxame possa fazer o mesmo com as plantas do Egito, onde a agricultura é um dos pilares da economia.

De acordo com Christian Pantenius, especialista em alimentos e agricultura da Organização das Nações Unidas, os insetos só se alimentam quando a temperatura está acima dos 30ºC. Nos próximos dias, o clima no Cairo não deve passar dos 25ºC.

Por isso, a tendência é que eles migrem para o sul ou morram em pouco tempo. Autoridades de países possivelmente afetadas pela praga já foram alertadas sobre o perigo.

Os gafanhotos podem voar em grupos de milhões, ocupando centenas de quilômetros quadrados.

Segundo a Bíblia, Moisés tentou convencer o faraó egípcio sobre a volta do povo hebreu para terra prometida. Diante da resistência dele, a oitava praga enviada por Deus foi uma nuvem de gafanhotos, que devastou as plantações do país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre nuvens de gafanhotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página