Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 15h01

Dia violento no Iraque deixa ao menos 24 mortos

Publicidade

da Folha Online

Confrontos entre rebeldes e soldados americanos e a explosão de um carro-bomba nesta quarta-feira deixaram ao menos 24 mortos no Iraque. As ações aconteceram no Triângulo Sunita --região hostil à ocupação americana, onde ficam Ramadi e Fallujah.

Quinze pessoas foram mortas e 22 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na cidade de Beiji [250 km ao norte da capital Bagdá]. Em Ramadi [100 km a oeste de Bagdá], nove pessoas morreram durante violentos combates entre rebeldes e soldados americanos.

Segundo testemunhas locais, um suicida jogou o veículo com explosivos contra um tanque do Exército americano, no centro da cidade, próximo a um mercado. A explosão danificou o veículo e feriu os soldados, que abriram fogo.

Fontes médicas relataram a morte de 15 pessoas que estavam no local. Um porta-voz do Exército confirmou o ataque, mas não esclareceu se a ação deixou vítimas.

Conflitos entre rebeldes e soldados americanos aconteciam em várias partes de Beiji nesta quarta-feira. A refinaria de petróleo da cidade, uma das principais do Iraque, está sendo protegida por soldados.

Ramadi

Nove pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta quarta-feira em combates violentos entre soldados americanos e insurgentes em Ramadi, segundo uma fonte médica.

"Recebemos nove mortos e 15 feridos", afirmou o médico Mohamed al Hadithi do hospital de Ramadi, sem precisar se as vítimas eram civis ou combatentes.

Os confrontos com armas leves e obuses de morteiro aconteceram, sobretudo, no centro e no sul da cidade.

Aviões de combate e helicópteros sobrevoavam a região.

Nos últimos dias, soldados americanos e insurgentes protagonizaram combates violentos na cidade sunita, capital da Província de Al Anbar. Seis iraquianos morreram no domingo (14) durante os confrontos.

A violência tem aumentado no Iraque desde que as forças americanas atacaram a cidade de Fallujah [50 km a oeste de Bagdá], o principal bastião rebelde do Triângulo Sunita.

O Exército americano diz saber que muitos insurgentes fugiram de Fallujah antes da ofensiva na cidade, que começou no dia 8 de novembro. Eles teriam se espalhado por outras regiões, provocando focos de insurgência em outras cidades.

Ontem forças americanas iniciaram uma ofensiva na cidade de Mossul [360 km a noroeste da capital Bagdá] a terceira maior cidade iraquiana, na tentativa de controlar a ação dos insurgentes, que atacaram nove dos 33 postos policiais da cidade na semana passada.

Tropas americanas e iraquianas afirmaram já ter retomado postos policiais e pontes de Mossul, onde o Exército americano disse ter encontrado "pouca resistência". Em Fallujah, a ofensiva americana já diminuiu de intensidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a ofensiva em Fallujah
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Mossul
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Ramadi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página