Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2004 - 11h04

ONU deve votar moção de censura contra Annan hoje

Publicidade

da France Presse, em Nova York

Os funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas) devem votar nesta sexta-feira uma resolução retirando sua confiança do secretário-geral Kofi Annan, que enfrenta uma série de escândalos.

O sindicato dos funcionários da ONU deve, na primeira consulta deste tipo em 50 anos de história da organização, aprovar a moção, na qual os empregados das Nações Unidas retiram sua confiança de Annan e da direção da organização.

Annan está na linha de fogo por uma série de escândalos notórios, incluindo a controvérsia sobre um programa de ajuda ao Iraque [Petróleo por Comida], que segundo uma investigação interna permitiu que o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein acumulasse milhões de dólares.

Porém, os empregados da ONU afirmaram que a gota d'água para a medida foi o anúncio ocorrido nesta semana que diz que Annan havia perdoado um alto funcionário das Nações Unidas que enfrentava acusações de favorecimento e assédio sexual.

O sindicato da ONU queria uma investigação interna formal sobre o comportamento do funcionário, Dileep Nair, depois que este foi acusado de acossar seus subalternos e violar as regras da organização sobre contratações e promoções de funcionários.

O porta-voz da ONU, Fred Eckhard, anunciou que Nair havia sido exonerado por Annan depois de uma "profunda análise" a cargo da funcionária responsável pelo gerenciamento, Catherine Bertini.

Segundo Eckhard, Annan destacou que tinha confiança em Nair, mas os funcionários do organismo internacional questionaram a decisão. "Isto é um ato de acobertar", disse Guy Candusso, um dos líderes do sindicato.

Na resolução que deve ser adotada nesta sexta-feira, o sindicato afirma que existe "falta de integridade, particularmente nos níveis mais altos da organização".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa Petróleo por Alimentos
  • Leia o que já foi publicado sobre Kofi Annan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página