Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2004 - 20h08

Bush adverte Irã e Coréia do Norte sobre pretensões nucleares

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, advertiu hoje o Irã e a Coréia do Norte que seu país e aliados da Ásia e do Pacífico se desdobrarão para impedir o desenvolvimento de armas nucleares.

"É muito importante que o governo iraniano saiba que estamos preocupados com suas intenções e muito inquietos por informações que revelam que eles tentam acelerar a fabricação de materiais que poderiam dotá-los de uma arma atômica", disse Bush, após reunião da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, na sigla em inglês), em Santiago (Chile).

"É uma questão muito grave. O mundo sabe que se trata de uma questão grave e que trabalhamos conjuntamente para solucionar o problema", declarou.

Neste sábado, Bush teve reuniões bilaterais com os presidentes do Japão, Junichiro Koizumi, da China, Hu Jintao, da Rússia, Vladimir Putin, e da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun. O objetivo dos encontros era formalizar uma frente unida para negociar o fim de atividades nucleares na Coréia do Norte.

"Posso informar que após me reunir com os outros países envolvidos neste esforço, a vontade é forte, o esforço é comum, e a mensagem é clara: que se desfaçam de seus programas de armas nucleares", disse.

Os riscos de proliferação nuclear e a guerra contra o terrorismo dominaram os preparativos e a ordem do dia da cúpula da Apec.

Na última quarta-feira, em visita à capital chilena, o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse ter "algumas informações indicando que eles [iranianos] trabalham ativamente para dotar-se de sistemas de lançamento" que poderiam transportar possíveis cargas nucleares.

Especial
  • Leia mais sobre o presidente George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página