Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 08h29

Sharon diz que palestinos de Jerusalém poderão votar em eleições

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, disse nesta segunda-feira estar de acordo com a participação dos palestinos que vivem na Jerusalém Oriental [a parte árabe da cidade que foi ocupada por Israel em 1967] nas eleições palestinas. A informação foi divulgada por meio de um comunicado.

Sharon afirmou que "Israel deve permitir o voto dos árabes de Jerusalém Oriental, como no passado, mas a questão será debatida e logo será tomada uma decisão a respeito."

A declaração foi feita depois de uma reunião entre Sharon e o secretário de Estado americano, Colin Powell, que está em visita ao Oriente Médio.

"Israel fará todo o possível para fazer com que a eleição da Autoridade Nacional Palestina (ANP) corra como o previsto. Tudo vai depender da direção palestina", afirmou o primeiro-ministro.

Powell afirmou que era "importante" o voto dos palestinos que vivem em Jerusalém Oriental. "No que concerne a Jerusalém Oriental, há um histórico que mostra como essa questão pode ser resolvida", disse, durante uma entrevista ao lado do chanceler israelense, Silvan Shalom.

Shalom afirmou também que Israel "tenta encontrar uma solução" que permita que os palestinos de Jerusalém Oriental participem das eleições previstas para 9 de janeiro, mas que preserve a soberania israelense na parte anexada da cidade.

Em 1996, os palestinos de Jerusalém Oriental participaram das primeiras eleições gerais palestinas, e votaram em algumas agências de correio e também em postos de votação abertos nos subúrbios de Jerusalém.

Com France Presse

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página