Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 13h11

UE enviará missão para observar eleições palestinas

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

A União Européia (UE) enviará uma missão de observadores para as eleições presidenciais na Autoridade Nacional Palestina (ANP), anunciou nesta segunda-feira a nova comissária européia das Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner.

"A missão européia, que será dirigida pelo ex-primeiro-ministro francês Michel Rocard, viajará no início de dezembro e custará à UE 2,5 milhões de euros", disse.

Os palestinos votarão no dia 9 de janeiro para eleger o sucessor de Iasser Arafat na presidência da ANP após a morte do líder palestino no dia 11 de novembro.

Os objetivos desta missão são dois: que os palestinos se dotem de "novos líderes com legitimidade e o apoio à criação de instituições democráticas e à estabilidade da região para o qual se deve dar transparência e criar confiança no processo eleitoral", afirmou Emma Udwin, porta-voz de Ferrero Waldner.

Desde 2003, a UE enviou 14 milhões de euros à ANP para a preparação das eleições, dos quais 2,5 milhões são para a missão de observação e o resto do montante apoiará os trabalhos da Comissão Eleitoral Palestina, o registro dos eleitores, a apuração dos votos e auxílio de informação aos eleitores.

Por outra parte, o chanceler britânico, Jack Straw, anunciou nesta segunda-feira em Bruxelas que viajará a Israel e aos territórios palestinos para empurrar o processo de paz na região.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página