Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2004 - 08h57

Sharon e Mazen concordam quanto a um possível encontro

Publicidade

da Folha Online

O premiê israelense, Ariel Sharon, e o líder da Organização para a Libertação da Palestina [OLP], Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen, declararam, em entrevistas distintas, que estão prontos para se encontrar.

"Após as eleições de nove de janeiro, estarei pronto para reencontrar Ariel Sharon a qualquer momento" disse Mazen à revista americana "Newsweek". Ele é o favorito na disputa à sucessão de Yasser Arafat na liderança da ANP [Autoridade Nacional Palestina].

O premiê israelense, por sua vez, disse que "quando eles quiserem se reunir, nos reuniremos". Sharon, contudo, reafirmou, segundo a agência de notícias France Presse, que continuará com seu plano de retirada de colonos judeus da faixa de Gaza. "A retirada é complicada e nós não podemos fazer outra coisa senão ajudar nisso."

Questionado sobre eventuais ameaças de morte da parte de opositores, Sharon disse, segundo a France Presse, que os árabes sempre agiram contra ele, "mas agora os judeus também estão querendo". "Eu defendi os judeus durante toda minha vida e agora tenho que garantir minha segurança diante deles, mas eu continuo fiel a meu plano de retirada."

Mazen, por sua vez, disse que Israel deve interromper a construção do muro de segurança: 'Eu acho que isso não é uma atitude civilizada', acrescentou.

O chefe da OLP conseguiu se firmar ainda mais na posição de favorito ao cargo depois que seu principal rival, Marwan Barghouti, anunciou sua aposentadoria na sexta-feira.

Barghouti, tido como "herdeiro legítimo" do legado deixado pelo líder Iasser Arafat [morto no dia 11 de novembro] segundo o "New York Times", é líder do Fatah na Cisjordânia e foi um dos principais coordenadores da primeira Intifada [revolta palestina contra a ocupação israelense], ocorrida entre 1987 e 1993.

Com France Presse

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre Marwan Barghouti
  • Leia o que já foi publicado sobre Ariel Sharon
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página