Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2004 - 12h15

Ministro da economia francês ganha presidência de partido conservador

Publicidade

da Folha Online

O atual ministro da Economia francês, Nicolas Sarkozy, venceu hoje a eleição para a presidência do partido conservador francês União por um Movimento Popular (UMP), com 85,1% dos votos.

Sarkozy, 49, substituirá o ex-primeiro-ministro Alain Juppé, que teve de abandonar o comando da UMP em julho deste ano devido a um processo por fraude em contratações na Prefeitura de Paris. Ele deve apresentar amanhã sua renúncia ao ministério ao presidente Jacques Chirac.

Pesquisas realizadas na França mostram que Sarkozy, filho de refugiados húngaros, é um dos favoritos para a eleição de 2007, à frente até do presidente Chirac, segundo a agência de notícias Reuters.

Chirac, 72, vinha sendo a maior força política dentro do UMP, mas Sarkozy mostra ter força para disputar a presidência em 2007. O presidente francês [que não participou da escolha do presidente do partido] ainda não anunciou se pretende concorrer a um terceiro mandato --ele ocupa a presidência da França desde 1995.

Entre os candidatos ao cargo no Ministério da Economia estão o presidente da France Telecom, Thierry Breton, e o ministro da Saúde, Philippe Douste-Blazy.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o partido francês União por um Movimento Popular
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página