Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2004 - 18h49

Romênia elege presidente que conduzirá país à União Européia

Publicidade

da France Presse, em Bucareste

Os romenos votaram neste domingo para eleger o novo Parlamento e o presidente que os levará à UE (União Européia), em eleições que marcam o fim da era de Ion Iliescu.

O primeiro-ministro Adrian Nastase, com 41,1% dos votos, e seu (PSD) Partido Social Democrata, com 38,9%, lideravam as pesquisas de boca-de-urna.

O candidato da DA (Aliança da Oposição Justiça e Verdade), o prefeito de Bucareste, Traian Basescu, estava em segundo lugar, com 35,2% dos votos, e deve chegar com Nastase ao segundo turno, previsto para 12 de dezembro.

"Confio que estas eleições, que acontecem 15 anos depois da revolução de dezembro de 1989 e no momento em que a Romênia se prepara para entrar na UE, consolidarão a conquista destes últimos anos", declarou Iliescu.

O atual presidente, após comandar a Romênia pós-comunista por 15 anos, é candidato ao Senado pelo PSD no poder.

"Encontramo-nos diante de uma mudança de gerações", afirmou também Iliescu.

Segundo os analistas, seja quem for seu sucessor, a Romênia não perderá o rumo pois começou de forma sólida o processo de integração na UE, prevista para janeiro de 2007, e os dois favoritos à Presidência deixaram claro seu compromisso com os valores europeus.

O candidato do PSD e atual primeiro-ministro diz ser "seguidor de Iliescu".

Na eleição legislativa, na qual serão escolhidos 314 deputados e 137 senadores, as pesquisas dão ao PSD 39% dos votos, 34% ao DA e 13% ao PRM, de extrema direita.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleição na Romênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página