Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2004 - 11h46

Hamas pede boicote a eleições palestinas

Publicidade

da France Presse, em Gaza
da Folha Online

O grupo palestino extremista Hamas pediu a seus membros e partidários para que boicotem as eleições presidenciais palestinas previstas para o dia nove de janeiro próximo, anunciou nesta quarta-feira um alto responsável do movimento radical em um entrevista coletiva.

"O Hamas chama os seus dirigentes, membros e partidários a boicotar as eleições [presidenciais] palestinas", declarou em Gaza Ismail Haniye, um dos mais importantes representantes do movimento.

O movimento radical, oposto ao acordo de Oslo de 1993, que previa a autonomia palestina, já havia boicotado as primeiras eleições gerais dos territórios em 1996.

O Hamas, único movimento capaz de competir com o Fatah [facção política do líder palestino Iasser Arafat] --principal componente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)--, boicotou a primeira eleição geral palestina em 1996.

Nas últimas semanas, o movimento deu a entender que não participaria da votação. A eleição de janeiro deve designar o sucessor de Iasser Arafat, morto no início do mês passado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições palestinas
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página