Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2004 - 21h02

Comitê Central do Fatah rejeita candidatura de líder preso

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O Comitê Central do Fatah [facção política do líder palestino Iasser Arafat], reunido em Gaza, repudiou a candidatura de Marwan Barghouti à presidência palestina e reafirmou seu apoio a Mahmoud Abbas [conhecido como Abu Mazen].

"Consideramos surpreendente esta posição de Marwan e a condenamos, porque não respeita as tradições do Fatah", declarou Tayeb Abdelrahim, que integra o comitê e também é secretário-geral da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Segundo ele, Barghouti está renunciando de fato ao Fatah com "essa candidatura independente".

"A postura das instituições do Fatah é firme: unir-se em torno de seu único candidato Mahmoud Abbas", disse Abdelrahim, afirmando também que "qualquer desobediência às resoluções do Fatah é uma agressão contra o Fatah".

Barghouti, que cumpre pena de prisão perpétua em Israel, apresentou hoje sua candidatura oficial às eleições presidenciais da ANP, previstas para 9 de janeiro de 2005, cinco dias depois de ter anunciado que não o faria.

Embora se inscreva como independente, sua candidatura deverá provocar rachas no Fatah, cujas instâncias superiores apóiam Abu Mazen, chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) desde a morte de Arafat, em 11 de novembro passado.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre Marwan Barghouti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página