Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2004 - 18h00

Saiba quem são os dez candidatos à direção da ANP

Publicidade

da Folha Online

O comitê das eleições palestinas anunciou nesta quinta-feira oficialmente que a corrida pela direção da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que perdeu seu líder Iasser Arafat no início do mês passado, terá dez candidatos. A votação deve ocorrer no dia 9 de janeiro.

A lista com os candidatos foi anunciada pelo presidente do comitê, Rami Hamdallah. Segundo ele, a campanha oficial terá início 14 dias antes da eleição e terminará 24 horas antes do início da votação.

Veja quem são os candidatos para a eleição:

- Mahmoud Abbas, 69, [conhecido como Abu Mazen]: atual presidente interino da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e considerado o nome mais cotado da para vencer eleição.

- Marwan Barghouti, 45: líder do Fatah [principal facção política palestina], na Cisjordânia. Barghouti está preso em Jericó sob custódia israelense e foi condenado a cinco prisões perpétuas pela Justiça de Israel. Apesar disso, ele é considerado o "herdeiro de Arafat por grande parte dos palestinos".

- Mustafa Barghouti, 50: médico e ativista que disse que vai representar a maioria silenciosa de palestinos que não são filiados a nenhuma facção política. É um parente distante de Marwan Barghouti.

- Abdel Sattar Qassem, 56: dissidente e ativista de campanha anticorrupção. Qassem é professor de ciência política na Universidade de An-Najah na cidade de Nablus, na Cisjordânia. Ele diz ser a favor de uma política de linha-dura em relação a Israel.

- Bassam Salhi, 44: líder de uma pequena facção com raízes comunistas. Mora em Ramallah (Cisjordânia), e foi preso diversas vezes por Israel.

- Taysser Khalid, 65: candidato da Frente Democrática pela Libertação da Palestina, militante da OLP. Khalid retornou a Nablus da Síria em 1995. Foi preso em 2002 e libertado há um ano.

- Abdel Karim Shaber, 44: um advogado da Cidade de Gaza. Shaber diz que se identifica com as causas islâmicas, mas não é membro do Hamas nem do Jihad Islâmica. Ele vai concorrer como independente.

- Saed Baraka, 49: um empresário e professor de árabe da faixa de Gaza. Baraka, que está concorrendo como independente, foi preso por Israel e deportado ao sul do Líbano em 1989 por supostos vínculos com o Jihad Islâmica. Ele voltou a Gaza em 1996 e é membro do Conselho Nacional Palestino [que representa os palestinos que vivem nos territórios ocupados e os da diáspora].

- Abdelhalim al-Ashkar, 43: morador dos Estados Unidos e formado em administração, ele foi preso duas vezes por autoridades americanas por suspeita de patrocinar grupos islâmicos. Está concorrendo como independente.

- Hassan Khreishe, 49: Membro do Conselho Legislativo Palestino e médico que tem criticado a ANP com denúncias de corrupção. Ele é natural da cidade de Nablus.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página