Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2004 - 09h50

Dirigente da OLP lidera pesquisas para presidência palestina

Publicidade

da France Presse, em Ramallah

O líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmoud Abbas, supera por 18 pontos percentuais seu principal rival, Marwan Barghouti, prisioneiro em Israel, em uma pesquisa sobre a eleição presidencial da Autoridade Nacional Palestina (ANP). O pleito deve acontecer em 9 de janeiro.

Quase 40% das pessoas entrevistadas afirmaram que votarão em Abbas, contra 22% que optarão por Barghouti.

O médico e ativista de direitos humanos Mustafa Barghouti recebeu 13,5% das intenções de voto, enquanto outros sete tiveram menos de 4% das intenções de voto.

Principal figura da Intifada e líder do Fatah na Cisjordânia, Barghouti anunciou, provocando surpresa geral, que se apresentaria como candidato à eleição para presidente ANP, depois que seu movimento designou Abbas como candidato.

Pouco mais de 73% dos simpatizantes do Fatah, principal componente da OLP, preferem a candidatura de Abbas, contra 26% para a de Marwan Barghouti.

A pesquisa foi realizada pelo centro palestino de opinião pública, de Ramallah, com 977 palestinos da Cisjordânia e da faixa de Gaza. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre a eleição da ANP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página