Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2004 - 20h12

Primeiro-ministro português anuncia que vai renunciar

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, afirmou neste sábado que vai apresentar sua renúncia, um dia após a dissolução do Parlamento e a antecipação de eleições gerais.

A decisão foi anunciada depois de uma reunião de emergência e é uma censura ao presidente socialista Jorge Sampaio, num aparente aprofundamento da crise política de Portugal.

Sampaio disse na sexta-feira que dissolveu o Parlamento e que oficialmente convocava eleições para o dia 20 de fevereiro.

O presidente já havia anunciado na semana passado suas intenções de convocar novas eleições semanas depois de hostilidades dentro do próprio Gabinete, combinado com gafes públicas e desastres políticos que acossaram a administração dos conservadores de Santanta Lopes desde que tomou posse em julho.

Sampaio alegou que tinha perdido a confiança no governo de centro-direita do primeiro-ministro Pedro Santana Lopes -- no poder desde a saída de José Manuel Durão Barroso, hoje presidente da Comissão Européia, o Executivo da União Européia, há quatro meses.


Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Primeiro-ministro português anuncia que vai renunciar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o primeiro-ministro português.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página